Últimas Notícias

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

COM A PALAVRA, O TREINADOR.


Em início de temporada mas já com dois importantes campeonatos no final de semana, o treinador Sócrates concede entrevista ao Blog, desta vez com perguntas vindas do Conselheiro Celo. Confira!


C: Hoje tenho a honra de ser o entrevistador daquele que é a alma do Colori di Mari, o treinador, presidente, pai, amigo, incentivador e grande pensador SÓCRATES.
É difícil começar uma entrevista com alguém que está anos luz a frente em raciocínio, capacidade analítica, compreensão das palavras e capacidade argumentativa, mas topo o desafio e vou tentar ser um pouco parecido com o mestre SOSSÓ.
S: Gordão... Menos não?
Eu certamente sou igual a todos... Possuo um vocabulário um pouco aguçado devido às muitas horas de leitura e, uma paixão pelo eruditismo. Com relação às capacidades... A analítica é tão falha quanto a de todos (posso citar Colori x Deportivo), a compreensão das palavras é tão falha quanto todos (posso citar Colori x Esquadrão, quando o atleta Celão, ao ser escalado para o shoot-out diz: “não tem outro?” e eu não troquei o batedor) e a argumentativa é tão falha quanto a de todos – aí, fica os “n” exemplos de “porque” o Mura foi titular... !!! (Brincadeirinha)
C: VOCÊ CARREGA O NOME DE UM GRANDE PENSADOR GREGO, ALÉM É LÓGICO DO FANTÁSTICO JOGADOR QUE SE FOI A POUCO TEMPO ATRÁS. COMO VOCÊ VÊ ESTA COINCIDÊNCIA, OU NÃO É COINCIDÊNCIA? SERÁ QUE VOCÊ TAMBÉM SE COLOCA COMO UMA LENDA VIVA?
S: Poucos meses atrás ouvi que carrego para sempre a maldição do peso do nome. Sei lá, meio louco, mas, coincidências também não existem. Lendas também não são vivas.
C: CONTE-NOS UM POUCO DA SUA VIDA ESPORTIVA. EM QUE POSIÇÃO VOCÊ JOGAVA, QUAL SEU ÍDOLO OU JOGADOR QUE TE ENCANTAVA. O QUE O ESPORTE SIGNIFICA PARA VOCÊ. O FUTEBOL TE DIZ ALGO DIFERENTE?
S: Fui goleiro. Mas vocês não viram! O que viram foi um “resto de goleiro”... Não tenho ídolos, mas, fico em cima do muro, gosto tanto de marcadores quanto dos jogadores-artistas. Gamarra era o cara, assim como Felipe Mello... Mentira! To “zoando”...
Mas, cresci vendo Romário fazer gols, depois vi Ronaldo e tive o desprazer de ter que confiar em um Luis Fabiano na última Copa, no mínimo sacanagem. Mas, no Brasil somos muito abençoados... Hoje tenho pelo menos 35 craques ao meu lado, muitos deles, sem dúvida, envergariam as camisas 10, 9, 7... 3,1! De muitos clubes brasileiros.
C: VOCÊ INICIOU A HISTÓRIA DO COLORI DI MARE. VOCÊ IMAGINAVA QUE TERIA A OPORTUNIDADE DE JOGAR EM TANTOS LUGARES, SER RECONHECIDO, TER PROPOSTAS DE CUIDAR DE OUTRAS EQUIPES E TER O AMOR E O ÓDIO DE TANTOS JOGADORES DE FUTEBOL?
S: Não imaginava. A proporção que o Colori está tomando é realmente impressionante... Mas, o 21 de abril de 2007 ainda ta na memória. Sossó goleiro, Diko e Ronaldo na zaga, Deco como meia, Wagnão e Bolívia no ataque. No segundo tempo entrou o Esly!!!
Quanto ao amor e ódio, prefiro me lembrar do amor... O ódio vem somente do “não jogar”. Mas se todos não me amam, eu amo a todos.
C: QUAL SEU TIME DO CORAÇÃO? ESCALE OS 11 MELHORES JOGADORES QUE VOCÊ VIU JOGAR, DO GOLEIRO AO CAMISA 11!
S: Colori... Corinthians... Difícil saber.
Cara, se é difícil escalar os 7 do Colori, 11 dos que vi jogar é muito pior... Mas, vou tentar!
1 – Ronaldo
2 – Arce
3 – Antonio Carlos
4 – Gamarra
6 – Roberto Carlos
5 – Zinedine Zidane
8 – Gattuso / Dunga
7 – C. Ronaldo
11 – Romário
10 – Ronaldinho Gaúcho / Kaká
9 – Ronaldo
No meu time, Messi é reserva.
C: O GORDÃO CELO SEMPRE ACUSOU VOCÊ DE TER OS “PREFERIDOS”, ISTO É VERDADE?
S: Não. O Gordão é um brincalhão!
Não tenho preferidos, mas, às vezes, “jogar bem” não é o bastante. Deslealdade dentro de quadra, como o senhor Murilo faz, me deixa muito bravo...
Tenho os que “confio”, que é diferente de “preferido”. Mas, como diz a Bíblia, maldito o homem que confia no homem... Todos já falharam, mas, me interponho a eles... Sou o alvo e quero continuar a ser... Se perdermos, a culpa é minha, sem demagogia. Se ganharmos, os méritos são de vocês. 
C: NO MUNDO DO FUTEBOL SOCIETY SÓ SE MANTÉM VIVOS AQUELES TIMES QUE TEM PATROCÍNIO OU UM CARA QUE BANQUE TUDO. NO COLORI VOCÊ FEZ MUITO ISTO. NA SUA VISÃO PORQUE JOGADORES VARZEANOS TEM TANTA DIFICULDADE EM AJUDAR FINANCEIRAMENTE AS EQUIPES QUE “ELES” JOGAM?
S: Porque são mal acostumados. Não valorizam o que tem e quando não mais o tiver, viverão de um passado bom.
No Colori a mensalidade é 10,00 e temos 5 ou 6 atletas que pagam... No Ajax, o Perna me disse que é R$ 40,00 e quase todos pagam. Por aqui, este ano não pagou não joga.
Tentamos aproximar o Colori ao máximo de uma equipe profissional – Dados estatísticos, numeração fixa, enfim... Só não conseguimos “bancar” atletas e nunca conseguiremos. Ainda que um dia “chova” grana no Colori, jamais pagarei para um atleta envergar a laranja, estaremos invertendo o significado do amor, que todos eles têm por este manto.
C: VOCÊ É UM HOMEM INTELIGENTE, ESTUDADO, QUE GOSTA DAS PALAVRAS. COMO LIDAR COM JOGADORES TÃO DIFERENTES DA SUA FORMA DE VER O MUNDO, DE ENTENDER A LINGUAGEM DO SABER? VOCÊ ACHA QUE ISTO COMPROMETE A QUALIDADE DA EQUIPE, JÁ QUE ÀS VEZES VOCÊ USA PALAVRAS DIFÍCEIS DE ENTENDER?
S: Não. Já atrapalhou. Quando assumi o time, o Murilo me disse na primeira ou segunda preleção: “use palavras que entendemos!”...
Mas, ainda que indiretamente, todos os atletas têm praticado a famigerada e maravilhosa retórica. São doutos de ética, ainda que a usem em benefício próprio.
A “convivência” nos faz lidar... Falo gírias quando necessário, mas, em quase todas as oportunidades, tento acrescer novas palavras aos garotos que falam tão bem o linguajar das ruas. Agora temos o “Có” – uspiano – Acho que tomarei um “banho de saber”.
C: NO BRASIL JÁ PASSARAM GRANDES TREINADORES: OSWALDO BRANDÃO, TELÊ SANTANA, EVARISTO DE MACEDO. TEM OS ATUAIS VANDERLEY DECADENTE LUXEMBURGO, LUIS FELIPÃO DECADENTE, MURICY RAMALHO, DORIVAL JÚNIOR, CAIO HARRY POTTER JUNIOR, TITE, LEÃO, ENTRE OUTROS. NO MUNDO TEMOS JOSÉ MOURINHO, ALEX FERGUSSON, ARSENE WENGER, ANCELLOTTI, MANCINI, ENTRE OUTROS, ALÉM É LÓGICO DAQUELE QUE PARECE SER O GRANDE PENSADOR MODERNO GUARDIOLA. VOCÊ GOSTA EM ESPECIAL DE ALGUM TREINADOR? VOCÊ TEM INTERESSE NO ASPECTO TÁTICO QUE ELES TREINAM SUAS EQUIPES? VOCÊ ACHA QUE O GUARDIOLA TEM ALGO A MAIS MESMO, OU O TIME AJUDA? E O BAILE TÁTICO QUE O SANTOS LEVOU NO MUNDIAL DE CLUBES, VOCÊ ACHA QUE O BRASIL PERDEU O POSTO DE MELHOR FUTEBOL DO MUNDO PARA A ESPANHA?
S: O Brasil perdeu há algum tempo. Aliás, sou de 85 e acho que só naquela época (pelo que acompanho) o Brasil foi o melhor. De lá para cá, são atletas que se destacam individualmente.
São “jogadores brasileiros” que nos definem como o melhor futebol do mundo. Ganhamos a Copa de 94 com um 0x0 medroso e um Baggio com infiltração... Perdemos para uma França que à época, pelo que jogou, era a melhor do mundo... Depois, Ronaldo nos deu o título para quatro anos depois ser “chapelado” pelo maestro Zidane.
A Espanha também foi campeã em um 0x0 no tempo normal, mas, jogou com técnica refinada... Dá gosto de ver a Fúria em campo. São sim, os melhores. Haja vista o estrago que “parte dela” fez nos “selecionáveis” do Santos.
Eu gostava do Mourinho pela arrogância, porque, em determinados momentos, ela é quem te defende. Porém, aos poucos, tenho percebido que a tal arrogância, especificamente nele, é medo! O cara tem medo de perder! Defende, defende, defende... E conta com atletas brilhantes para vencer.
O Guardiola é diferenciado. Gosto do estilo (roupas), gosto do jeito de falar e principalmente da forma que têm o grupo nas mãos... Os caras são fiéis a ele. O Barcelona treina as categorias de base na mesma forma que os profissionais jogam, isso dá uma identidade ao clube. Infelizmente não podemos nos dar a esse luxo no futebol brasileiro porque as categorias de base são dominadas por empresários. Mas, aqui os treinadores são grandes guerreiros – principalmente por enfrentar um cargo tão vulnerável. Gosto, principalmente de Caio e Dorival Júnior.
C: O ANO DE 2011 FOI MUITO BOM PARA O COLORI. CHEGAMOS PERTO DE ALGUMAS CONQUISTAS. PRA VOCÊ COMO TREINADOR O QUE FALTA PARA CONQUISTARMOS A LIGA, O PAULISTA E OUTRAS BOAS COMPETIÇÕES? COMO VOCÊ VÊ A 1ª PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE NA COPA DOS CAMPEÕES?
S: 2011 consolidou a soberania laranja na Copa Sindicato. Sei que seremos Tetra com um time “sem medalhões”, ao menos, os que atuaram nos últimos anos.
O “chegar perto” me assusta um pouco, porque pode deixar o time com estigma.
Para vencermos a Liga, além da honestidade de alguns mandantes, precisamos de um elenco qualificado, já o era, porém, faltavam algumas peças de reposição... Hoje temos 36 atletas e 80% deles em altíssimo nível. A competição será mais difícil porque existem mais equipes fortes entre as favoritas – 112, Ajax novamente – enfim. Mas vamos trabalhar, por ora, podemos dizer que “Até aqui nos, ajudou o Senhor”.
A Copa dos Campeões é o maior campeonato de Society em São Paulo, se excluirmos as duas primeiras divisões do Paulista. Ano passado tínhamos condições na tabela de disputá-la, mas, faltou verba. Este ano a verba continua faltando, mas fizemos um grande esforço além de um investidor misterioso que nos ajudou com metade do valor – a ele, sempre serei grato.
Tecnicamente, a equipe está preparada. Resta saber o emocional. O stress psicológico, a pressão da torcida adversária, as condições físicas, enfim... Em chão que nunca pisei, costumo ir com mais cautela. Se nada der certo, no limite, o terreno já não será novidade em 2013.
A perda do Paulista foi à verdade um “ganho”. Superamos a descrença de parte de nosso elenco, batemos de frente com atletas que se imaginavam privilegiados e saímos da competição invictos. O Shoot-out é um pouco pior que o pênalti. Nos penais, certamente iríamos à final. Este ano têm mais!!!
C: AGORA DEIXE UMA MENSAGEM PARA A FAMÍLIA COLORI. DESTE QUE TE ENTREVISTOU FICA UM GRANDE ABRAÇO E A ALEGRIA DE TER COMO AMIGO.
S: Aos meus heróis de laranja, o meu muito obrigado.
Vocês são especiais e continuarão a brilhar. Na vitória, na derrota, na paz ou na guerra.
Sim, vocês são minha família... Convivemos todos os finais de semana e, na atmosfera de competições e necessidades de vitória, ainda sobra tempo para compartilharmos o que de melhor a vida nos oferece que é a capacidade de interagir, de rir, de abraçar e chorar, mesmo que de tristeza.
Palavras sempre faltarão. Coração grato deverei ter por todo o tempo em que na Terra habitar.
Grande abraço meus irmãos.


2 comentários:

  1. PARABÉNS CELO PELA ENTREVISTA E PARABÉNS SÓCRATES PELAS RESPOSTAS DE ALTO NÍVEL.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sócrates a você e seus guerreiros... ;-D

    ResponderExcluir